Pular para o conteúdo principal

04-Ritmos na partitura

A leitura da partitura consiste inicialmente em ler a melodia e o ritmo (existe ainda um outro elemento chamado harmonia, mas não é o caso agora).


Pense apenas em assimilar o básico sobre a partitura. Para entender os outros assuntos mais complexos é preciso ter uma boa base sobre os assuntos iniciais.


Já pudemos ver em aula anterior o que é melodia.
Agora iremos tratar sobre ritmo, como ele é representado na partitura.


EX:Você já percebeu que na maioria das músicas que cantamos, umas sílabas são mais demoradas que outras?


VEJA; aaa- ti-rei-o-pau-no-gaa-too-too-mais-o-gaa-too-too

Pois bém; para determinar a maior ou menor duração do som das sílabas (ou das notas da melodia), usamos as chamadas figuras de som, que são a base do ritmo.


FIGURAS DE SOM


A figura de som pode ser composta de três elementos:



Repare que uma só tem cabeça, a outra tem cabeça e haste, e a outra tem cabeça haste e colchete.
Mas todas tem em comum a cabeça, por este motivo a cabeça da nota é que marca a posição dela nas linhas ou espaços da pauta.

Vejamos agora as figuras de som:


Clique na imagem para ampliar.
Cada uma delas possui uma duração diferente.
Perceba que embaixo dos nomes de cada figura,há uma fração. Estas frações, neste caso, nos dizem que figuras são maiores que outras.
Na Semibreve a fração é 1/1 (um inteiro). Isso significa dizer que a semibreve é a figura de maior valor entre todas. Representa o inteiro, a totalidade.

Observe a figura acima e acompanhe este exemplo:
A Mínima que é a próxima figura após a semibreve possui a fração 1/2 (um meio) isso significa dizer que a Mínima equivale metade do inteiro (semibreve 1/1). Ou seja a Minima vale metade da Semibreve. Usando o mesmo raciocínio, vejamos próxima figura da seqüencia Semínima (1/4):

A Semínima possui a fração 1/4. isso é o mesmo que dizer que ela é a quarta parte do inteiro. Ou seja , a Semibreve (1/1) dividida por quatro.
NA PRÁTICA
Como essa matemática funciona na prática?



A semibreve tem 4 segundos de duração.
A mínima que é a metade da semibreve vai ter 2 segundos de duração.

Para preencher o tempo de duração de uma semibreve, são necessárias duas mínimas.



A Semínima por sua vez irá valer um segundo. Lembre-se, ela é a quarta parte da semibreve.
Para preencher a duração da semibreve(4 segundos), serão necessárias quatro semínimas (um segundo cada).

AGORA NA PARTITURA

A duração das figuras de som varia de música pra música, por exemplo a semibreve ela pode durar quatro , seis, sete segundos ou mais, ou menos, isso fica a critério de quem compõe o arranjo musical. O que importa é que a relação de durações entre as figuras seja respeitada.
Se a semibreve dura 10 segundos, a mínima deverá durar 5 segundos, a semínima 2 segundos e meio.
Se a mínima tem seis segundos de duração, a semínima deverá ter 3 segundos de duração e a semibreve deverá ter 12 segundos de duração.
Independente de quanto dure uma figura de som todas devem ter durações coerentes umas com as outras.
Caso não tenha entendido é só enviar-nos uma pergunta. vagnerbatera@msn.com

EXERCÍCIOS DE DIVISÃO
Clique na imagem para ampliar.



RESPOSTA




Clique na imagem para ampliar.

Este é apenas um exemplo das infinitas possibilidades de combinações de figuras de som.
Para que não haja uma sobrecarga de informações, continuaremos a falar sobre os elementos constitutivos do ritmo na próxima aula.

Caso esteja interessado em mais exercícios você pode buscar na internet exemplos de divisão rítmica ou adquirir um método de divião rítmica. Sugiro "Método Prince de divisão rítmica".

Treine bastante! 


Não entendeu? vagnerbatera@msn.com
Aula anterior clique aqui!
Regras para comentários
Aula 5 clique aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

12- Exercícios de solfejo

Olá! Neste capítulo, são apresentadas 9 lições de solfejo. O objetivo é proporcionar a você a oportunidade de poder por em prática algo do que pode aprender sobre música atá agora, seja neste blog ou em outras fontes de consulta. SOLFEJO Consiste em entoar as notas das melodias propostas, respeitando sua altura correta, e sua divisão ritmica. Somente intensificando o contato com a música, é que alcançamos degraus mais altos em nossa evolução musical. Como próxima matéria, serão apresentadas lições de divisão rítmica, o que irá ajudá-lo(a) ainda mais no objetivo de tocar algum instrumento, ou simplesmente de ler bem uma partitura. Abaixo de cada figura, será colocado um link para que se possa baixar o áudio da figura sob a qual o link estiver. Vale lembrar que cada link, é próprio de uma figura. Cada figura terá seu arquivo de áudio. Se você achar que as imagens estão pequenas, dificultando seu estudo, basta clicar sobre elas para ampliá-las.

14-Clave de fá e linhas suplementares

Clave é o símbolo gráfico usado no início da pauta que nos serve de referência para darmos nomes às notas musicais escritas na pauta (lembra?) . Pois bem! Existem três diferentes claves que podem ser escritas em 7 diferentes posições na pauta. A clave de SOL , só pode ser escrita na segunda linha da pauta, a clave de DÓ pode ser escrita na 1ª, 2ª, 3ª e 4ª linhas da pauta e a clave de FÁ pode ser escrita na 3ª e 4ª linhas da pauta, perfazendo um total de sete posições diferentes em que as claves podem ser escritas. Mas, antes de falarmos sobre a clave de FÁ na 4ª linha, falaremos um pouco sobre as vozes humanas. Vozes humanas são classificadas de acordo com sua altura ( agudas médias ou graves) , e timbre. Nessa classificação elas recebem diferentes nomes que vão designar sua altura na "Escala geral" (conjunto de todos os sons que o ouvido humano pode classificar e analisar. São no total 97 sons incluindo os sustenidos/bemóis) . As vozes masculinas, são classifi

13-Divisão rítmica (exercício)

Para que você não tenha dificuldades de entender e executar os exercícios de leitura rítmica aqui propostos, aqui vai uma breve explicação sobre como interpretar as diferentes combinações de figuras de som. Assim como nós, ao aprendermos a ler, juntamos as letras e sílabas, com seus diferentes sons, para formar as palavras; Assim também, na construção do ritmo é preciso juntar as diferentes figuras de som e pausa e respeitar suas durações. O que quero dizer com isso é que pra você ter mais fluência na leitura dos ritmos, você precisa tratar figuras de som como se fossem letras, e as combinações dessas figuras como se fossem sílabas, cada uma com seu som. Abaixo, estão alguns exemplos de diferentes combinações de figuras de som e sob cada uma delas, um link para você poder baixar o áudio e ouvir a execução de cada ( sílaba ). Aprenda a baixar o áudio. Áudio com a execução da semibreve. Áudio com a execução da mínima. Áudio com a execução da semínima. Áudio